Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1114
Title: Descrição do processo de elaboração de e-books sobre anatomia humana – experiência de uma faculdade privada do nordeste do Brasil
Authors: GUERRA, Luciano Calheiros de Morais
BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos
MARTINS, Antonio Cavalcanti de Albuquerque
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Anatomia
Educação médica
Materiais de ensino
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Cenário: diante da dificuldade de acesso de estudantes de graduação ao laboratório de Anatomia Humana durante a pandemia de covid 19, monitores de anatomia de uma faculdade de Medicina no nordeste do Brasil, com acompanhamento docente, criaram material instrucional para utilização remota. Objetivos: descrever o processo de elaboração de e-books sobre Anatomia Humana desde a preparação das peças anatômicas cadavéricas e a técnica fotográfica até a inserção das imagens na plataforma digital da instituição e o registro desses produtos técnicos no Creative Commons. Métodos: Trata-se de um estudo de descrição de elaboração de produto técnico tipo protocolo sobre o desenvolvimento de e-books instrucionais. Resultados: foram descritos os 25 e-books sobre Anatomia Humana criados, com um total de 346 fotografias, envolvendo 23 monitoras e monitores de Anatomia do Curso de Medicina sob supervisão docente. Os processos envolvidos na elaboração desses e-books obedeceram a critérios semelhantes, exceto em um deles, em que foi utilizado o processo de corrosão do fígado para evidenciar o complexo vasculobiliar do fígado e em cinco outros, em que foram empregadas também peças ósseas em resina. Conclusões: a criação dos e-books apresenta vantagens para estudantes, monitores e a instituição, considerando-se o trabalho em equipe, a prática da dissecção, a vivência com a Fotografia Científica, a produção do material instrucional e a perenização das imagens do acervo de peças naturais. Palavras-chaves: anatomia; educação médica; materiais de ensino.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Faculdade pernambucana de Saúde– FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1114
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Luciano Calheiros de Morais Guerra.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.